A Dentisteria restauradora estética é uma área da Medicina Dentária que tem sofrido uma evolução notável nos últimos anos. Este desenvolvimento tem sido acompanhado com grande interesse e dedicação por parte dos profissionais do Instituto de Implantologia.

Através da utilização de materiais da cor dos dentes naturais (compósitos), são feitas reconstruções dentárias atingindo-se excelentes resultados estéticos.

Esta metodologia é sobretudo aplicada em dentes anteriores, no tratamento de fraturas, na substituição de restaurações antigas e/ou pigmentadas, no encerramento de espaços excessivos entre dentes ou simplesmente como forma de harmonizar o seu sorriso. Em determinados casos, são feitas simulações pré-tratamento a fim de ajustar o resultado final às expectativas do paciente.

Branqueamento dentário

Ao longo das últimas duas décadas, segundo a American Dental Association, o branqueamento dentário tornou-se num dos tratamentos dentários de carácter estético realizado com mais frequência. Branquear os dentes permite de uma forma simples e rápida melhorar a cor dos dentes.

O branqueamento dentário remove as pigmentações internas e externas do esmalte e da camada dentária subjacente, a dentina, tornando assim os dentes mais brancos.

Os géis branqueadores não provocam mudanças na estrutura dos dentes, não afectam o estado das restaurações dentárias pré-existentes e não apresentam outros tipos de riscos ou efeitos secundários.

Antes do branqueamento é necessária uma avaliação clínica em que o dentista ou o higienista oral asseguram o bom estado de saúde dos dentes e gengivas, podendo assim iniciar o tratamento.

 

Branqueamento com moldeiras

Uma das técnicas de branqueamento consiste na utilização de moldeiras, que funcionam como um reservatório para o agente branqueador, cujo princípio ativo mais utilizado é o Peróxido de Hidrogénio ou Peróxido de Carbamida. Estas moldeiras são utilizadas durante um período de tempo pré-estabelecido e segundo uma frequência e duração determinadas pelo Dentista ou Higienista Oral.

O resultado final do branqueamento com moldeiras depende do tipo de pigmentação que os dentes apresentam, vulgarmente referida como manchas, a idade do paciente e a concentração do agente branqueador. É aconselhável que o tratamento seja acompanhado por um profissional de saúde oral, que poderá realizar uma avaliação clínica prévia dos dentes e tecidos moles da boca.

Uma vez realizada a avaliação clínica e eleito o branqueador mais adequado a cada caso, o seu Dentista ou Higienista Oral realizará o procedimento de moldagem, através do qual são obtidos os moldes para que sejam então confecionadas as moldeiras para branqueamento.

 

Branqueamento na clínica

Quando realizado no consultório o branqueamento dentário é um processo simples e indolor. Dura aproximadamente 90 minutos, e branqueia os seus dentes de forma segura e eficaz.

É aplicado um gel de peróxido de hidrogénio que é ativado por uma luz de tecnologia LED (Ligth Emiting Diode) durante 60 minutos. Nas 24 horas após o branqueamento recomenda-se a não ingestão de substâncias pigmentantes, como o café, de forma a não comprometer os resultados.

 

Coroas dentais

As coroas em cerâmica são seguramente uma das melhores opções para melhorar a harmonia do seu sorriso. Para a sua colocação, é necessário preparar o dente, remodelando-o para se obter espaço para a coroa dentária. Em dentes com cáries extensas ou que já foram muito restaurados, as coroas em cerâmica constituem uma ótima solução, substituindo de uma forma bastante natural o esmalte do seu dente.

Além de conferirem maior resistência a dentes danificados, as coroas podem ser utilizadas para melhorar a aparência, a forma ou alinhamento dentário. Em dentes desvitalizados que se tornaram demasiado escuros ou como forma de recuperar o equilíbrio estético do seu sorriso, as coroas em cerâmica são uma solução segura para substituir os dentes deteriorados.

 

Facetas dentárias em cerâmica

As facetas em cerâmica são constituídas por uma fina lâmina de cerâmica que, cimentada ao dente, permite melhorar a sua aparência. São indicadas quando os dentes apresentam descoloração significativa ou muitas restaurações prévias.

A sua principal vantagem é permitir a obtenção de uma Estética Excelente de forma conservadora, já que a preparação dentária para a colocação de uma faceta é reduzida.

São especialmente indicadas para os dentes anteriores, pois são os dentes mais importantes na Estética do Sorriso.