A Endodontia, também conhecida por tratamento de desvitalização) é a especialidade da medicina dentária responsável pelos tratamentos relacionados à polpa dental, vulgarmente designada nervo.

A polpa está localizada no centro do dente e é responsável pela sensibilidade e irrigação sanguínea, constituída por vasos sanguíneos e nervos.

Os problemas pulpares podem ter origem em traumatismos ou fraturas dentárias e cáries extensas. São geralmente identificados quando ocorre aumento da sensibilidade dentária, dores ao frio, ao quente e também durante a mastigação. O abcesso dentário está relacionado a problemas relacionadas à polpa.

Durante uma infeção dentária, os sintomas associados à esta condição são dores espontâneas ou provocadas pela exposição ao frio ou a alimentos quentes, assim como desconforto durante o toque ou mastigação. Dente os sinais mais comuns se pode incluir a presença de abcesso na gengiva ou fístula, que se apresenta como uma bolha de pus, e também inchaço.

Nos casos de necrose ou inflamação irreversível da polpa dentária, a endodontia (desvitalização) é a única solução para salvar o dente e evitar outras complicações, como a infeção dentária e abcessos na gengiva.

Para além de eliminar a patologia da polpa, a desvitalização permite, em conjunto com a posterior reconstrução, restituir ao dente a função mastigatória. Existe também a possibilidade de se realizar um retratamento, que consiste num novo tratamento dos canais radiculares. Deverá ser sempre a primeira opção em dentes cuja desvitalização realizada anteriormente fracassou. Durante este tratamento, uma nova desinfeção é feita, além da preparação e obturação dos canais, preparação e obturação tridimensional dos mesmos. Após este procedimento, é feita a reconstrução dental, com recurso às restaurações em compósito ou reconstruções cerâmicas.