A Odontopediatria é a vertente da Medicina Dentária que se dedica ao tratamento e acompanhamento de bebés, crianças e adolescentes, bem como da orientação das gestantes para a forma de como cuidar da saúde oral do seu bebé após o seu nascimento.

A Medicina Dentária atua de forma preventiva, promovendo a saúde oral e evitando as cáries nas crianças, de forma curativa, tratando os problemas relacionados à saúde dos dentes e gengivas, além da forma intercetiva, nos casos de mal formações ou discrepâncias dos maxilares, evitando perpetuação destes problemas na idade adulta. A forma como se processa o crescimento e desenvolvimento das arcadas dentárias influencia de sobremaneira o desenvolvimento da criança em diversos níveis influenciando a sua qualidade de vida. O correto desenvolvimento da face está diretamente relacionado à manutenção de uma oclusão dental equilibrada (encaixe correto da arcada superior com a arcada inferior, evitando futuros problemas nas articulações), além de uma correta função respiratória (também relacionada à amplitude das arcadas, principalmente da superior) e posição lingual (deglutição atípica, interposição lingual entre os dentes anteriores, dentre outros problemas).

 

Dúvidas frequentes

A primeira visita de uma criança ao Odontopediatra, deve ser feita por volta dos seis meses, aquando da erupção dos primeiros dentes. Pode dar-se o caso da erupção dos dentes ser mais precoce e aí, recomenda-se que a consulta seja feita antes dos seis meses.

Ao fazer uma consulta pré-natal, a mãe irá ficar a saber como deverá proceder no crescimento do seu bebé, na sua dieta, higiene, bem como da aplicação de medidas preventivas, estando atenta à adequação da utilização do biberão e da chupeta e à correção de maus hábitos que possam surgir, como é, por exemplo, a sucção no dedo.

Sim. Os dentes de leite são muito importantes, pois são eles que servem de guia na erupção dos dentes definitivos. Um dente de leite comprometido pode levar a infeções, podendo originar má formações dos dentes definitivos. A perda dental na dentição decídua pode provocar a falta de espaço na arcada para a correta erupção dos dentes definitivos, provocando, por consequência, problemas no alinhamento dos dentes. Uma boca sã ajuda um bom desenvolvimento dos dentes, ossos e músculos da face.

As cáries surgem devido aos restos de alimentos que se acumulam nos dentes, quando a limpeza não é feita de forma adequada, formando uma película designada de placa bacteriana. As bactérias presentes na placa bacteriana provocam a desmineralização dental, que evolui para cavidades, provocando dores, infeções e perdas dentais.

As pastas dentífricas disponíveis no mercado contêm diferentes quantidades de flúor, que é um dos grandes responsáveis por evitar cáries, contudo a sua administração deve ser adequada a cada caso, conforme a necessidade da criança. A utilização inadequada de flúor pode originar manchas e defeitos nos dentes, pelo que é vivamente recomendado que consulte o Odontopediatra para que possa ser orientado/a corretamente.