O tratamento realizado com o recurso a Próteses Dentárias é da responsabilidade do Prostodontista. É pretendido um resultado final visando a recuperação da estética e funções dentais. Atualmente, há ao dispor dos profissionais uma vasta gama de opções de materiais e equipamentos, o que lhe permite oferecer ao paciente a melhor solução para cada caso.

Próteses fixas

A Prótese Fixa é utilizada para a substituição de um ou mais dentes. Pode ser colocada sobre o dente natural previamente preparado, ou implante dental, não podendo ser removida pelo paciente.

Próteses fixas sobre dentes ou sobre implantes

As próteses fixas podem ser coroas ou pontes e têm como objetivo mimetizar ao máximo a dentição natural. A prótese fixa pode ser a opção ideal nos casos em que faltam poucos dentes, não só pelo conforto como também pela estética.

As coroas são aconselhadas nos casos em que é necessário conferir maior resistência e durabilidade a dentes danificados, melhorar a estética, o formato ou o alinhamento dos dentes na arcada dentária.

As pontes são aconselhadas para substituir um ou mais dentes ausentes e são uma sequência de coroas, todas unidas. As pontes podem ser realizadas sobre dentes naturais e nestes casos é necessário que estejam presentes dentes, pelo menos, nos extremos das falhas dentárias. Também podem ser efetuadas sobre implantes havendo necessidade de colocar esses implantes nos extremos das falhas dentárias. Nas pontes mais extensas, podem existir dentes ou implantes entre os extremos para ser possível suportar toda a estrutura.

As próteses fixas são indicadas para:

– Substituir uma grande restauração quando não resta muita estrutura do dente natural
– Proteger um dente enfraquecido que sofreu fratura.
– Aumentar a retenção e suporte de uma prótese removível esquelética.
– Substituir um dente ausente colocando-a sobre um implante dentário.
– Recobrir um dente com alteração da cor ou forma.
– Proteger dentes desvitalizados em que a estrutura dentária remanescente está fragilizada.
– Substituir dentes ausentes.

Enquanto a prótese fixa está a ser confecionada, o seu médico dentista colocará a prótese fixa provisória adaptada aos dentes preparados, o que lhe permitirá mastigar, falar e sorrir satisfatoriamente durante o decorrer das fases de tratamento. A prótese fixa provisória tem como objetivo proteger o dente preparado mas não tem tanta estética e resistência como a coroa ou ponte definitiva que será confecionada no laboratório. É importante salientar que estes dentes provisórios são utilizados com carácter temporário e não têm qualidade para serem consideradas restaurações fixas permanentes.

As coroas ou pontes quando bem desenhadas e bem adaptadas, comportam-se como dentes naturais. A sua higiene exige do paciente os mesmos cuidados que este deve ter com a dentição natural. Os portadores de pontes fixas necessitam, além disso, de dispositivos especiais, tais como passadores de fio dentário ou fios dentários especiais e escovilhões interdentários para fazer a limpeza nas áreas entre os pônticos da prótese fixa e a gengivas. O incorreto desenho de uma prótese fixa, a sua má adaptação, bem como a higienização insuficiente, podem permitir a retenção de restos alimentares, causando inflamação gengival e mau hálito, comprometendo a estrutura que suporta a prótese fixa. O aspeto mais importante para garantir a longevidade das próteses fixas, é a visita regular ao médico dentista para controlo e higienizações.

Os avanços na medicina dentária permitem hoje uma nova opção de tratamento que é a coroa sobre um implante dentário. Os implantes utilizam-se em casos de perda de um ou mais dentes quando se pretende efetuar próteses fixas. Nestes casos, os implantes funcionam como raízes naturais suportando as próteses fixas.

A prótese fixa sobre implantes pode ser um recurso para a reabilitação tanto para maxilares inteiros sem dentes, como para substituir um ou vários dentes. Estes dentes são dispostos sobre os implantes previamente colocados pelo cirurgião. Tal como no caso das próteses sobre dentes naturais, as coroas sobre implantes oferecem, igualmente, várias possibilidades de reabilitação. A formação do especialista neste campo é fundamental para dar a conhecer ao paciente as opções para sua reabilitação oral.

Protocolo – Todos os dentes em quatro implantes (all-o-nfour)

A técnica de todos os “dentes em quatro” foi inventada para reabilitar pacientes perderam todos os dentes do maxilar superior ou inferior. Consiste em um procedimento cirúrgico onde são colocados quatro implantes para suportar uma prótese fixa total. Estas próteses sobre implantes geralmente são compostas por 12 dentes e aparafusadas aos implantes. A prótese fixa sobre implantes é feita de material cerâmico ou material metal-acrílico. Esta última é constituída por uma barra de metal com quatro orifícios onde se aparafusa aos implantes. É uma prótese fixa, estável e em tudo semelhante a dentes naturais.

Próteses removíveis

A prótese dentária removível ou prótese dentária móvel ou amovível, tal como o nome sugere, é um tipo de prótese que permite ao paciente colocá-la ou retira-la da boca.

São próteses apoiadas diretamente sobre a gengiva ou também pelos dentes remanescentes, no caso da prótese esquelética.

Próteses parciais removíveis

As próteses dentárias removíveis podem ser:

Prótese esquelética

Na prótese dentária esquelética a estrutura de suporte é confecionada em metal (cromo-cobalto) e dentes em acrílico.

Prótese acrílica

Trata-se de uma prótese confecionada em resina acrílica (dentes e estrutura de suporte). Poderá ter ganchos adaptados a dentes para ajudar na retenção da prótese.

As próteses dentárias removíveis exigem alguns cuidados de forma a promover a sua manutenção e longevidade.

A prótese esquelética ocupa menos volume na boca e normalmente é tida como mais confortável que a prótese acrílica. Tem uma estrutura metálica com os ganchos encorados na sua estrutura e dentes em acrílico.

Assim como na prótese acrílica, o utilizador deve retirá-la para a higienizar.

Com os avanços tecnológicos e dos materiais, este tipo de prótese está cada vez mais em desuso e, normalmente, são substituídas por próteses fixas sobre dentes ou sobre implantes dentários, pois por serem fixas são mais estéticas e mais cómodas para o paciente.

Próteses completas removíveis acrílicas

É uma prótese completa, com todos os dentes da arcada, feita totalmente em acrílico. Indicada para pacientes sem dentes em uma ou nas duas arcadas e apoia-se exclusivamente nas mucosas e no palato (céu da boca). A limitação para estas próteses reside na sua instabilidade ao comer ou falar em alguns casos, pelo que o paciente acaba por fixá-las com produtos indicados para este fim. Muitas vezes, há indicação de prótese sobre implantes para estes casos, com melhores resultados, levando à maior satisfação do paciente.